Novembro roxo - mês da sensibilização da prematuridade

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 15 milhões de bebês nascem prematuramente a cada ano. Isso é mais do que um em cada 10 bebês. Infelizmente, aproximadamente 1 milhão de crianças morrem anualmente devido a complicações do parto prematuro e muitos sobreviventes enfrentam uma vida inteira de desafios, incluindo dificuldades de aprendizagem e problemas visuais e auditivos.

 A prematuridade é a principal causa de óbito em crianças menores de cinco anos. E, em quase todos os países com dados confiáveis, as taxas de nascimentos prematuros estão aumentando. Ademais, as desigualdades nas taxas de sobrevivência em todo o mundo são expressivas.

A campanha Novembro Roxo surgiu com o intuito de alertar para os perigos e cuidados que devemos tomar caso nos tornemos vítimas desse tipo de parto de risco.

Os avanços da medicina trazem uma maior expectativa de sobrevivência ao prematuro, porém o nascimento de bebês antes da sua completa gestação (seja por causas externas ou não) precisa de diálogo e atenção.

As mães de bebês prematuro precisam de atenção especial, pois enfrentam uma situação inesperada no momento mais frágil de sua vida. Um atendimento humanizado e acolhedor é o diferencial para mamãe, bebê e toda a família passem esse período da melhor maneira possível.

 

Dra. Ana Letícia Piaia

Pediatra/Neonatologista

CREMERS 39.470

 

Dr.Geisson Beck Hahn

Responsável Técnico Médico

Cirurgia do Aparelho Digestivo | CREMERS 26.428 | RQE 19.030

Assine a newsletter

Receba novidades em seu e-mail