Tire suas dúvidas sobre as questões abaixo:

Devo considerar a cirurgia bariátrica para a perda de peso?

A cirurgia de perda de peso não é para todos. Os médicos geralmente indicam para as seguintes situações:

Ter um índice de massa corporal (IMC) de 40 ou mais, ou possuir IMC acima de 35 associado a outros problemas de saúde como doença cardíaca, diabetes tipo 2, dislipidemia, esteatose hepática, doenças articulares, apneia grave do sono, dentre outros. Todos precisam ter o histórico de tentativas de perda peso por meios não cirúrgicos, como dieta e exercício físico, sem sucesso. Precisam ainda estar cientes de todos os riscos associados à cirurgia bariátrica, assim como da importância de acompanhamento multidisciplinar e do uso de suplementos vitamínicos.

Como é a dieta pré e pós cirúrgica?

Três dias antes e vinte e um dia depois da cirurgia, inicia-se uma dieta líquida sem resíduo, a base de caldos de sopas, chás, sucos e gelatinas. Após esse período evoluímos a dieta para uma dieta branda, já com alimentos sólidos.

Vou conseguir comer de tudo após a cirurgia?

Sim. Conseguirá comer de tudo, porém a mudança de hábitos alimentares através da reeducação alimentar é fundamental para manutenção do peso após a cirurgia bariátrica e qualidade de vida.

Quais as complicações psicológicas mais frequentes depois da cirurgia?

Nos primeiros 15 dias a ansiedade é pertinente, dado ao fato de que o emagrecimento almejado ainda não ocorreu. Neste meio tempo, acontece a privação alimentar, principalmente de açucares que tem papel fisiológico importante sobre o humor, e há certa limitação física. Nos próximos 15 dias, permanece a privação da mastigação, que tem importante função na descarga da agressividade (morder, cravar os dentes é uma descarga motora importante para os seres providos de dentes). Dependendo do perfil psíquico de cada um, pode-se desenvolver um comportamento explosivo e humor irritado ou do isolamento depressivo. Se houver evolução para um quadro psicopatológico com os critérios avaliativos essenciais, há necessidade de tratamento.

E se eu ficar ansioso antes da cirurgia?

Um certo grau de ansiedade é considerado normal. Muito mais preocupante é o indivíduo que não se conecta com a realidade de sua experiência. Alguns medicamentos, porém, podem ser usados para diminuir o grau de ansiedade pré-cirúrgica. Converse com a equipe para conduzir o caso.
(Dados retirados do site da sociedade brasileira de cirurgia bariátrica e metabólica.)

Assine a newsletter

Receba novidades em seu e-mail