Festeje sem descuidar da saúde!

O equilíbrio na ingestão de comidas pelas pessoas com diabetes na ceia de Natal e Réveillon permitem participar das festas sem muitas privações.

O que mais impacta na glicemia é a quantidade de carboidrato consumida e não somente o tipo.

A alimentação preponderantemente composta de carboidratos simples, como pães, massas, biscoitos e açúcares, eleva a glicemia, uma vez que esse tipo de alimento é consumido e absorvido rapidamente pelo organismo, aumentando a taxa de glicose no sangue em um curto período de tempo.

Porém, há certos alimentos que ajudam a manter um bom controle da glicemia, como alimentos ricos em fibras que retardam a absorção de carboidratos, como verduras, legumes e carboidratos integrais. Além disso, pode ser acrescentado proteínas de boa qualidade como carnes magras (peru e lombo de porco) e proteínas vegetais (lentilha, soja, grão de bico) em forma de salada ou incorporadas ao arroz.

Outra orientação é deixar de lado as frituras, como os bolinhos de bacalhau e as rabanadas, e optar por pratos cozidos, grelhados ou assados.

Quanto ao consumo de bebidas alcoólicas, a cautela é necessária para todos de forma geral, independente da presença ou não do diabetes. Este, assim como os sucos calóricos e os refrigerantes nas versões normais, devem ser evitados ao máximo.

Não podemos esquecer: fim de ano, natal e réveillon acontecem todos os anos. Festas e confraternizações, apesar de ocorrerem em momentos onde há bastante comida, não são sobre comida.

Dra. Laiza Beck Hahn - Clínica Geral | CREMERS 37.163

Dr. Geisson Beck Hahn - Responsável Técnico Médico | Cirurgia do Aparelho Digestivo | CREMERS 26.428 | RQE 19.030

Assine a newsletter

Receba novidades em seu e-mail