A dificuldade na mudança de hábitos alimentares

É mais comum do que se imagina buscar auxílio psicológico frente a mudança de hábitos alimentares pois, com a correria diária fica difícil a obtenção desses momentos de autocuidado que sejam eficazes, pode-se observar várias opções radicais, porém, não é tão fácil mudar padrões e ritmos de vida.

Gradativamente é possível estabelecer alterações básicas e estruturais que terão um efeito duradouro. Valorize os teus pequenos progressos diários.

Mudanças gradativas de hábitos, como exercícios e boa alimentação e apoio familiar são imprescindíveis para a obtenção de resultados positivos, seja em um pós operatório de bariátrica ou acompanhamento para perda de peso.

A falta de apoio familiar e a ansiedade por resultados pode levar ao desestímulo e abandono das metas. Não existem fórmulas mágicas, porém, o acompanhamento multidisciplinar adequado, dedicação e empenho por parte do paciente, gera resultados satisfatórios.

Mudanças não são fáceis, se fossem não teríamos números tão elevados de pessoas com problemas de saúde. Mudar comportamentos requer foco e força de vontade, e o auxílio de um profissional pode auxiliar nas mudanças e formação de novos hábitos ajudam na formação de novas memórias e valores, formando uma nova rotina através de registros mentais de padrões repetitivos, através de um recondicionamento mental.

 

Orfila Rafaela Trindade

Psicóloga | CRP 07/30880

Dr. Geisson Beck Hahn

 

Responsável Técnico Médico

Cirurgia do Aparelho Digestivo

CREMERS 26.428 | RQE 19.030

Assine a newsletter

Receba novidades em seu e-mail