Quais os sintomas do diabetes tipo 2?

O diabetes tipo 2 é uma doença crônica silenciosa associada ao aumento de peso. Atualmente, cerca de 12,5 milhões de pessoas, cerca de 7% dos brasileiros, convivem com a doença, segundo o Ministério da Saúde.

O diabetes tipo 2 surge, em geral, na fase adulta e está ligado à resistência à ação e diminuição da produção de insulina no pâncreas, ação deficiente de hormônios intestinais, dentre outros.

A obesidade, dislipidemia (elevação do colesterol e triglicerídeos), hipertensão arterial, histórico familiar da doença ou de diabetes gestacional, e o processo de envelhecimento são os principais fatores de risco.

No entanto, por ser uma doença silenciosa, o diabetes é difícil de ser diagnosticado: uma pessoa pode ter diabetes por muitos anos sem apresentar qualquer sintoma da doença.

A única maneira segura de detectar a presença do diabetes é através do exame de glicemia em jejum ou hemoglobina glicada, que mede a quantidade de açúcar na corrente sanguínea.

Veja alguns dos sintomas frequentes do diabetes tipo 2:

- Sede excessiva;

- Urina em grande quantidade;
Fome excessiva;

Perda de peso;

Fadiga;
Visão turva.

Silencioso, o diabetes tipo 2 apresenta vários riscos para a saúde do paciente, entre eles problemas cardíacos, Acidente Vascular Cerebral (AVC), problemas na visão, insuficiência renal, neuropatia, hepatite, impotência sexual e amputações.

A Cirurgia Metabólica pode ser indicada para pacientes que não conseguem controlar o diabetes tipo 2 apenas com o tratamento clínico convencional.

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Metabólica e Bariátrica

 

Dra. Laiza Beck Hahn

Clínica Geral | CREMERS 37.163

 

Dr. Geisson Beck Hahn
Responsável Técnico Médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
CREMERS 26.428 | RQE 19.030

Assine a newsletter

Receba novidades em seu e-mail