A importância da proteína no pós-operatório

A cirurgia bariátrica representa atualmente a melhor estratégia para tratamento da obesidade e é fundamental um fornecimento adequado de proteína para o corpo no pós-operatório.
???? Os pacientes devem priorizar as proteínas em suas refeições e suplementar adequadamente. Isso auxilia no aumento da massa magra e até no fortalecimento do cabelo e unhas!
?? Segundo as recomendações mais atuais para pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, a ingestão de proteínas deve ser de 60 a 120g/dia, sendo indispensável a priorização de proteínas de alto valor biológico (proteínas completas, que contém todos os aminoácidos essenciais em quantidades e proporções ideais para atender às necessidades orgânicas).
Para atingirmos esta recomendação, precisamos fazer uso de suplementos proteicos, pois a quantidade de proteína ingerida só através das refeições é muito baixa, principalmente nos primeiros 6 meses de pós operatório.
?? Atualmente, alguns pacientes podem receber a orientação de iniciar a suplementação de proteínas e vitaminas desde antes da cirurgia dependendo do nível de desnutrição que apresentam no pré-operatório.
É fundamental que o paciente mantenha o acompanhamento com o profissional de nutrição da equipe multidisciplinar no pós-operatório para exames de rotina e alterações na estratégia do tratamento caso sejam necessárias! ????
 
Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica
 

Assine a newsletter

Receba novidades em seu e-mail