Bypass Gástrico: conheça a técnica mais utilizada pelos cirurgiões.

O Bypass Gástrico é considerado pela maioria dos cirurgiões como o padrão ouro da cirurgia bariátrica.

Uma das evoluções da cirurgia bariátrica é que ela é realizada de forma minimamente invasiva, através de videolaparoscopia, fazendo com que a recuperação do paciente seja muito mais rápida e os riscos muito reduzidos

No Bypass, o estômago é dividido em duas partes através de um “grampeamento cirúrgico”: uma parte maior, onde será mantido toda a vascularização, fica excluída do trânsito alimentar, e a outra por onde passará o alimento fica bem reduzida.

Além disso, é realizado um pequeno desvio no intestino na sua porção inicial, alterando a trajetória do alimento pelo trato digestivo. Essa alteração tem como objetivo levar o alimento mais rapidamente ao final do intestino delgado, onde alguns outros hormônios serão estimulados e produzidos. Esses outros hormônios levam à saciedade precoce e aumento do gasto energético, o que também contribui para a perda de peso. O resultado é que o paciente passa a ter apetite reduzido e saciedade precoce devido à ação de vários entero-hormônios.

Assim, o tratamento para obesidade é o resultado da somatória dessas duas intervenções:

1. Redução do volume gástrico – menor sensação de fome;

2. Modificação no intestino – saciedade precoce e melhora metabólica.

Cabe destacar que o Bypass Gástrico é um procedimento seguro e aprovado pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), desde que realizado por um profissional especializado.

Fonte: https://www.vidanovametabolica.org.br

Assine a newsletter

Receba novidades em seu e-mail