Como o hábito de reclamar afeta a sua saúde mental?

Reclamar é uma forma de expressão humana. Em pequenas medidas, não há nada de errado em desabafar o seu desconforto. Este ato somente é considerado problemático quando se torna um hábito. 

Como a reclamação afeta a saúde da mente? Um artigo no Psychology Today afirma que indivíduos contentes reclamam com um objetivo específico, quando sabem que suas palavras estimularão mudanças. Se o ato de reclamar não se demonstrar útil em uma determinada ocasião, elas modificam a sua estratégia para a ação.

Pessoas que reclamam constantemente só pensam em expressar os sentimentos negativos presos em seu interior. Não raciocinam o hábito de reclamar, por isso, não percebem que somente falar não fará o objeto de sua insatisfação desaparecer. Reclamar em demasia afeta a saúde mental de modo negativo das seguintes maneiras:    

- Aumenta os níveis de cortisol no organismo: Hormônio do estresse e seus níveis elevados podem levar a uma série de problemas como hipertensão, insônia, AVC e ataque cardíaco;

- Prejudica a memória: estudos revelam que reclamar em excesso afeta o hipocampo, causando dificuldades para se lembrar de eventos;

- Estimula pensamentos negativos;

- O hábito de reclamar leva a somente enxergar o lado negativo de cada momento;

 

-  Deixa o corpo fatigado;

- Reduz o amor-próprio;

- Reclamações constantes, pessimismo, pensamentos negativos e falta de autoestima também são sintomas de depressão e ansiedade.

Como combater o hábito de reclamar?

Com o auxílio psicológico pode- se ressignificar seu comportamento através de mudanças comportamentais e mentais.

1. Pense antes de reclamar;

2.Escolha uma forma mais saudável de expressar insatisfação;

3.Pratique a gratidão no dia a dia;

4.Compreenda que não é possível controlar todas as situações.

Orfila Rafaela Trindade - Psicóloga | CRP 07/30880

Assine a newsletter

Receba novidades em seu e-mail