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Reclamar é uma forma de expressão humana. Em pequenas medidas, não há nada de errado em desabafar o seu desconforto. Este ato somente é considerado problemático quando se torna um hábito.
Como a reclamação afeta a saúde da mente? Um artigo no Psychology Today afirma que indivíduos contentes reclamam com um objetivo específico, quando sabem que suas palavras estimularão mudanças. Se o ato de reclamar não se demonstrar útil em uma determinada ocasião, elas modificam a sua estratégia para a ação.
Pessoas que reclamam constantemente só pensam em expressar os sentimentos negativos presos em seu interior. Não raciocinam o hábito de reclamar, por isso, não percebem que somente falar não fará o objeto de sua insatisfação desaparecer. Reclamar em demasia afeta a saúde mental de modo negativo das seguintes maneiras:
- Aumenta os níveis de cortisol no organismo: Hormônio do estresse e seus níveis elevados podem levar a uma série de problemas como hipertensão, insônia, AVC e ataque cardíaco;
- Prejudica a memória: estudos revelam que reclamar em excesso afeta o hipocampo, causando dificuldades para se lembrar de eventos;
- Estimula pensamentos negativos;
- O hábito de reclamar leva a somente enxergar o lado negativo de cada momento;
- Deixa o corpo fatigado;
- Reduz o amor-próprio;
- Reclamações constantes, pessimismo, pensamentos negativos e falta de autoestima também são sintomas de depressão e ansiedade.
Como combater o hábito de reclamar?
Com o auxílio psicológico pode- se ressignificar seu comportamento através de mudanças comportamentais e mentais.
1. Pense antes de reclamar;
2.Escolha uma forma mais saudável de expressar insatisfação;
3.Pratique a gratidão no dia a dia;
4.Compreenda que não é possível controlar todas as situações.
Orfila Rafaela Trindade - Psicóloga | CRP 07/30880