A importância de gerenciarmos nossas expectativas

Expectativas exageradas causam mais do que frustração, trazendo, também, insegurança e dor. Por isso, precisamos entender que a felicidade e o bem-estar podem ser encontrados em coisas mais simples do que imaginamos, porque estão ligados ao essencial. As expectativas, bem como o conceito de felicidade, são relativas e variam muito de pessoa para pessoa. Dependem muito do contexto em que se vive, as vivências e como estas marcaram a vida.

Você já deve ter ouvido falar que precisamos sempre ter sonhos porque assim, nos mantemos otimistas diante das incertezas sobre o futuro. Quando esperamos ou desejamos muito alguma coisa e, eventualmente, nossa expectativa não se cumpre na realidade, surgem sentimentos de desilusão ou frustração. Lidar com essa sensação de “derrota” é muito difícil e pode levar as pessoas à depressão, revolta.

Para que isso não aconteça, devemos nos preparar para diferentes resultados.

Caso você não consiga superar a expectativa frustrada ou não saiba a gerenciar, consulte um psicólogo para te auxiliar a manter os pés no chão e ter mais controle emocional, sem perder o otimismo, enxergando com clareza e de forma mais racional as possíveis consequências que podem ser resultados de suas ações.

Orfila Rafaela Trindade - Psicóloga | CRP 07/30880

Assine a newsletter

Receba novidades em seu e-mail