Por que é importante continuar o acompanhamento psicológico, antes e após a cirurgia bariátrica

Todo paciente submetido a bariátrica deve passar por um acompanhamento multidisciplinar, pois, a avaliação, orientação e zelo na relação equipe-paciente, é uma forma de fomentar a eficácia do tratamento no pré e pós-cirúrgico. O suporte psicológico fornecido ao paciente candidato à cirurgia bariátrica (pré e pós-operatória) tem algumas finalidades específicas entre elas:

- Conhecer o estilo de vida, relação com o alimento e as emoções envolvidas nessas interações.

 - Após este conhecimento, o psicólogo torna-se capaz de conhecer e traçar uma linha de continuidade a partir do acompanhamento psicológico pós-operatório, pois, as chances de se conseguir sucesso com o tratamento cirúrgico são maiores.

-Conhecendo os fatores que podem gerar dificuldades nesse processo de adaptação, fornece-se, ao paciente, uma maior segurança e atenção redobrada nesses aspectos que o colocariam dentro da faixa de risco para reganho de peso. 

- Identificar a capacidade de adaptação do paciente a um novo padrão alimentar, a um novo corpo e estilo de vida.

- As dificuldades na alteração drástica da qualidade, bem como na quantidade daquilo que é ingerido, podem levar as pessoas que foram submetidas à cirurgia a não emagrecer ou, ainda, a recuperar o peso, se não a totalidade, pelo menos parte do peso perdido.  Esse processo pode gerar a sensação de fracasso e desesperança, por este motivo, o suporte psicológico é essencial.

 -Os casos de insucesso na manutenção da perda de peso associam-se, também, à sensação de falta de preparo para as mudanças necessárias.

 - A cirurgia é capaz de emagrecer o corpo, porém, alguns problemas psicológicos podem ser negligenciados, estando eles relacionados ao controle da dieta, à autoestima e ao enfrentamento do comer vinculado à emoção, o que implica criar uma identidade com o corpo, um novo desafio, pois a autoavaliação, após o emagrecimento, é negativa.

- O acompanhamento e o apoio psicológico pré e pós-cirurgia contribuem com a melhora dos resultados dos pacientes no seu desafio em perder peso, em ganhar uma maior qualidade de vida e em reduzir a vontade de comer, sendo esses fatores cruciais para se evitar a reincidência da obesidade. Estão associados, também, a redução da fome, a menor preocupação com a comida, bem como a sensação de maior controle quanto a ingestão do alimento. Os indivíduos operados, podem passar por um período de reestruturação emocional, fase em que é primordial a manutenção do acompanhamento psicológico, por meio de terapias, para evitar distorções cognitivas e percepções sobre a realidade deformadas.

 - Os pacientes precisam aprender a lidar com as mudanças do corpo, com as relações sociais e com a construção de uma nova identidade.

- O paciente deve ser investigado e educado para que as mudanças sucessivas à cirurgia sejam eficazes e visualizadas a longo prazo.

- Quase sempre, com um fardo emocional além do suportável, o que acaba por criar transtornos inesperados associados à ansiedade. Nesse sentido, o psicólogo exerce um papel de suma importância desde o início do processo cirúrgico, mas a sua atuação não se restringe a ele. Portanto, sua contribuição no pós-operatório é essencial.

Orfila Rafaela Trindade

Psicóloga | CRP 07/30880

Assine a newsletter

Receba novidades em seu e-mail