Comida “de verdade” para uma vida mais saudável

Os alimentos in natura são definidos como aqueles “obtidos diretamente de plantas ou de animais e adquiridos para consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza” e os alimentos minimamente processados são definidos como “alimentos in natura que, antes de serem adquiridos, foram submetidos a alterações mínimas”, podendo ter o aumento do prazo de validade do alimento, diminuição das etapas de preparação ou facilidade da sua digestão.

Algumas técnicas podem diminuir a quantidade de nutrientes dos alimentos, mas em geral, os benefícios do processamento mínimo superam as desvantagens. Alterações mínimas significam: limpeza, remoção de partes não comestíveis, secagem, embalagem, pasteurização, resfriamento, congelamento, moagem e fermentação, mas sem adição de sal, açúcar, óleos, gorduras ou outras substâncias.

Recomenda-se que nas preparações culinárias em que se utilizam os alimentos in natura ou minimamente processados, a adição de óleos, sal e açúcar seja moderada. Portanto, quanto menor a ingestão de alimentos processados, mais saudável será a sua alimentação. Procure comer comida “de verdade”, o que a natureza nos dá pronto!

 

Alessandra Bittencourt

Nutricionista

CRN 11101

Assine a newsletter

Receba novidades em seu e-mail