Obesidade infantil supera a desnutrição globalmente

Pela primeira vez, a obesidade infantil superou a desnutrição globalmente, afetando 1 em cada 10 crianças e adolescentes em idade escolar, segundo relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) divulgado na última terça-feira, 10. 
O estudo “Alimentando o Lucro: Como os ambientes alimentares estão falhando com as crianças” revela que a prevalência de desnutrição entre crianças de 5 a 19 anos caiu de quase 13% em 2000 para 9,2% em 2025. Paralelamente, a obesidade passou de 3% para 9,4% no mesmo período, ultrapassando a desnutrição em todas as regiões do mundo, com exceção da África Subsaariana e do Sul da Ásia. 
Atualmente, 1 em cada 5 crianças e adolescentes – cerca de 391 milhões – está com sobrepeso, enquanto cerca de 188 milhões vive com obesidade. 
No Brasil, a obesidade – doença crônica que aumenta o risco de diabetes, doenças cardiovasculares e outras doenças graves ao longo da vida, superou a desnutrição como o tipo de má nutrição mais comum ainda nos anos 2000. Naquele ano, 5% das crianças e adolescentes brasileiros de 5 a 19 anos tinham obesidade. O número triplicou até 2022, alcançando 15%. Já a desnutrição aguda caiu de 4% para 3% no mesmo período.

 

Fonte: Revista Veja