Resultados da cirugurgia bariátrica dependem de comprometimento

Cirurgia Bariátrica não é mágica: sucesso do tratamento depende do comprometimento do paciente. A realização da cirurgia bariátrica é capaz de devolver a saúde e a qualidade de vida para muitas pessoas que sofrem de obesidade e não conseguem reduzir o peso por meios clínicos, como prática regular de exercícios físicos, dietas ou medicamentos.

Porém, passar por um procedimento cirúrgico e emagrecer muitos quilos rapidamente não é mágica, e depende de muito comprometimento por parte do paciente. É equivocado pensar que o procedimento cirúrgico irá resolver todos os seus problemas de saúde, sem efeitos colaterais ou comprometimento, pois os pacientes que se submetem a cirurgias bariátricas devem saber, com clareza, o que envolve ser um “bariátrico”.

Um candidato ao procedimento deve estar ciente do procedimento a que está se submetendo, ter uma conversa muito sincera com seu médico, consigo mesmo e, além de tudo isso, contar com o auxílio de um psicólogo para poder compreender/entender procedimentos fundamentais, sendo que para isso, deve responder as perguntas abaixo:

1)­ Já pesquisei o suficiente para estar bem informado sobre os prós, contras e riscos envolvidos no tratamento cirúrgico da obesidade?

2­) Estou preparado para adotar um novo estilo de vida, adequando meus hábitos e pensamentos ao meu novo organismo?

3)­ Terei comprometimento e motivação para praticar exercícios físicos, manter uma alimentação saudável e fazer seguimento médico pelo resto da vida?

A partir deste ponto o candidato deve começar a procurar auxílio médico e de especialistas associados ao tratamento, como psicólogos, nutricionistas e educadores físicos, ou, então, realizar as consultas necessárias com a equipe multidisciplinar da clínica de sua escolha, iniciando, assim, o processo para realização de uma cirurgia de sucesso, e ter a consciência que a cirurgia não é um milagre, é uma escolha de vida.

 

Geisson Beck Hahn,

Cirurgião Bariátrico

Md Cremers 26428

 

Assine a newsletter

Receba novidades em seu e-mail