Viva Mais e Viva Mais Saudável

Refletindo sobre Nutrição

A nutrição é a base da manutenção dos processos de saúde inerentes aos seres vivos. Quando crescemos precisamos de nutrientes, quando nos desenvolvemos, precisamos de nutrientes. Nosso corpo “pede” e nós precisamos “escutá-lo”.

Todos temos uma boa ideia do que é aceitavelmente saudável e do que não nos faz bem. Nosso maior problema é determinar nossas escolhas. Somos dominados por uma mídia cheia de propagandas enganosas. Produtos alimentícios cada vez mais processados trazendo sabores incríveis e com o único intuito de nos induzir a compra. Imaginem-se tendo que pegar uma fruta no pé e ao mesmo tempo tendo que ir beber o leite na própria vaca. Não parece mais natural? Pois é, mas comprar um produto industrializado que vem embalado numa caixinha com propagandas de uma “vida longa” parece bem mais aceitável, não é?

A alimentação e a longevidade saudável seguem atreladas de outros “auto-cuidados” que garantem ao ser humano uma capacidade de se proteger e de se curar. A nutrição, o sono, o exercício físico e a saúde mental fazem parte de uma vida longa. Nutrição é a base da manutenção desses grandes pilares que levam a longevidade.

 

Atualmente, a nutrição é uma ciência muito mais valorizada e estudada e já possui base científica suficiente para saber que podemos evitar muitas doenças e até mesmo tratá-las. Os conhecimentos da genética nos permitiram saber quem está mais susceptível a doenças específicas e quem pode se beneficiar de mudanças no estilo de vida para evitá-las. Os benefícios de uma alimentação personalizada são incríveis. Temos alimentos anti-inflamatórios, neuromoduladores, cardioprotetores, hepato-protetores, potencializadores da insulina, dentre outros milhares.

“O que você anda comendo?

Com certeza você já ouviu aquelas frases de impacto: Suas escolhas determinarão seu futuro. Você é o que você come. Tudo verdade, mas que acabamos por esquecer no meio de inúmeras artimanhas do marketing envolvido no consumo.

A obesidade já é considerada uma epidemia se consagrando como um dos maiores desafios da medicina deste século. Claro que a base para seu desenvolvimento se deu na alteração da forma como comemos. Com certeza a mudança da nossa alimentação permitirá o combate efetivo frente a este mal.

E o câncer? E as doenças autoimunes? E as doenças cardiovasculares? Porque será que ao mesmo tempo que países do primeiro mundo proíbem o uso de agrotóxicos, nosso país os incentiva?

A reflexão deve ser constante. A melhor dieta do mundo é a dieta do amor próprio. Cuide-se e cuide daqueles com quem você espera passar o resto da sua vida. Faça boas escolhas, aprenda sobre os alimentos e reflita sobre o que você anda colocando dentro do seu corpo. Busque um nutricionista para te ajudar.

Alessandra Bittencourt

Nutricionista

CRN 11101

Assine a newsletter

Receba novidades em seu e-mail