Como criar um Colostomia segura?

A incidência hérnia paraestomal (no local da ostomia) varia na literatura de 20 a 60%  e a maioria delas surge nos primeiros dois anos após a cirurgia. A hérnia paraestomal gera dificuldade de adaptação da bolsa de colostomia, aumenta risco de encarceramento do intestino e diminui a qualidade de vida dos pacientes. 

Nos últimos anos, estudos propuseram o uso de tela profilática no momento de criação da ostomia na tentativa de evitar o surgimento de hérnia e suas morbidades.

Acaba de ser publicado, no Annals of Surgery o estudo STOMAMEH, o maior ensaio clínico randomizado multicêntrico a respeito da criação de ostomias. O STOMAMESH é um estudo duplo cego com alto poder estatístico realizado por oito hospitais suecos que atendem aproximadamente 15% da população e incluiu 240 pacientes divididos em dois grupos:  118 pacientes (sem colocação de tela) e 114 (com tela profilática). Após um ano de acompanhamento não houve diferença estatisticamente significativa no surgimento de hérnia e de complicações cirúrgicas. Portanto, até o presente momento, a colocação de tela profilática no momento de criação da colostomia não pode ser recomendada.

Dr. Ernidio Luiz Bassani Filho

Cirurgia do aparelho digestivo

Cirurgia Videolaparoscópica

CRM 38695 | RQE 32548

Assine a newsletter

Receba novidades em seu e-mail