Dicas para uma alimentação saudável

Siga as dicas abaixo e tenha uma vida mais saudável:

1 - Reduzir o consumo de carboidratos na alimentação (pães, bolos, torradas, tapioca, frutas em excesso, arroz, batatas, sucos, água de côco, frutas desidratadas...). Quando consumimos alimentos ricos em carboidratos, nosso organismo libera o hormônio insulina, que atua em sua metabolização. Se mantemos ao longo do dia um alto consumo de carboidratos, permanecemos com a insulina constantemente elevada, sempre havendo o estímulo de fome e necessidade de comer algo.

2- Incluir fontes de gorduras boas: abacate, coco seco, castanhas, sementes (chia, gergelim, linhaça, girassol...), leites vegetais (coco, castanha, amêndoa...), azeite e azeitonas são alimentos ricos em ômega 3, 6 e 9. Além de atuarem no equilíbrio metabólico e no controle da inflamação, oferecem saciedade, ajudando a reduzir a compulsão alimentar.

3 - Incluir especiarias anti-inflamatórias ( canela, cúrcuma, gengibre, pimenta, cravo, alecrim...): um organismo inflamado reage de diversas maneiras, sendo a compulsão alimentar uma delas. Por isso a importância de incluir no dia a dia essas especiarias, podendo ser no preparo dos alimentos, em chás, cápsulas e em água saborizada.

4 - Mastigar com calma e se atentando ao processo: com a rotina de hoje em dia, nem sempre temos tempo para uma refeição tranquila. E, quando temos, não largamos o celular. Esse hábito de não ter atenção plena ao que você come interfere na sensação de saciedade. Se seu cérebro entende que você não está suficientemente saciado, as chances de compulsão atacar ao fim do dia aumentam.

5 - Incluir vegetais e folhosos: ricos em fibras, vitaminas, fitoquímicos e minerais, são essenciais para o funcionamento adequado do organismo. Oferecem saciedade, evitando que a fome apareça mais rapidamente.

Alessandra Bittencourt Nutricionista | CRN2 11101

Dr. Geisson Beck Hahn Responsável Técnico Cirurgião Aparelho Digestivo |CREMERS 26428| RQE 19030

Assine a newsletter

Receba novidades em seu e-mail