Dia Nacional de Combate ao Colesterol

1. O QUE É O COLESTEROL?

O colesterol é um tipo de gordura encontrada naturalmente no nosso organismo. Ele é fundamental para o funcionamento do nosso corpo já que serve de substrato para a formação da membrana das nossas células, produção de hormônios, produção da bile, formação da bainha de mielina dos nervos (uma espécie de “proteção” dos nervos) e metabolização de algumas vitaminas. Cerca de 70% do colesterol é fabricado pelo nosso próprio organismo, no fígado, enquanto os outros 30% vêm da dieta.

2. QUAIS OS TIPOS DE COLESTEROL EXISTENTES?

O colesterol carregado pela LDL é conhecido como “colesterol ruim” pois nesses casos o colesterol é transportado para os tecidos e vasos sanguíneos, levando à formação de placas de gordura nas artérias (aterosclerose). Já o colesterol carregado pelo HDL é chamado de “colesterol bom”, pois ele faz o caminho inverso, ou seja, retira da circulação o excesso de colesterol da corrente sanguínea e o leva para o fígado para ser eliminado. Além disso, temos ainda os triglicerídeos (TG) que constituem uma das formas de armazenamento de energia mais importantes no nosso organismo, depositado nos tecidos adiposo e muscular, mas se em excesso também pode ser prejudicial para a saúde.

3. QUAIS OS RISCOS DO EXCESSO DE COLESTEROL?

Quando o colesterol ruim (LDL) está em excesso, ele se deposita nas paredes das artérias determinando o que chamamos de aterosclerose. A aterosclerose é uma doença inflamatória crônica que pode ser piorada ou provocada por diversos fatores, como o colesterol elevado, diabetes, hipertensão arterial ou tabagismo. Como consequência do acúmulo de gordura dentro dos vasos sanguíneos pode ocorrer o estreitamento ou até obstrução desses vasos levando a complicações graves, como o infarto do miocárdio ou angina, dor ou isquemia dos membros inferiores e acidente vascular cerebral.

4. QUAIS AS CAUSAS DA ELEVAÇÃO DO COLESTEROL?

Existem 3 causas principais para elevação do colesterol, são elas: - Causas genéticas, onde a mutação de genes modifica a formação, degradação ou transporte do colesterol levando ao seu acúmulo - Hábitos de vida: pacientes que se alimentam de forma inadequada, ingerem alimentos ricos em gorduras prejudiciais, sedentários, fumantes - Outras doenças: pacientes podem ter aumento dos níveis de colesterol secundário a outras comorbidades, como hipotireoidismo, diabetes, obesidade e doenças renal

5. QUAIS OS SINTOMAS DO COLESTEROL ELEVADO?

Em geral o colesterol alto não costuma provocar sintomas, sendo uma doença silenciosa até o aparecimento de alguma complicação. O colesterol em excesso também pode se depositar no fígado, levando à esteatose hepática.

6. COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DO AUMENTO DO COLESTEROL?

Uma vez que o aumento do colesterol costuma ser assintomático, o diagnostico deve ser feito através de exames de sangue, com a dosagem do colesterol total (CT), HDL-c e triglicerídeos (TG). Quanto ao LDL, a maioria dos laboratórios calcula seu valor com base nas demais dosagens.

7. COMO REDUZIR OS NÍVEIS DE COLESTEROL?

Para melhorar os níveis de colesterol e mantê-los dentro de uma faixa adequada os hábitos de vida saudáveis são fundamentais! É muito importante manter o peso adequado, não fumar, reduzir consumo de bebidas alcoólicas, reduzir o consumo de açúcares, preferir carboidratos complexos (alimentos integrais) aos simples. Quanto ao consumo de gorduras, recomenda-se a substituição parcial de ácidos graxos saturados por insaturados (gorduras mono e poli-insaturadas). O consumo de fibras solúveis também ajuda na redução do colesterol. A decisão para o início da terapia medicamentosa vai depender principalmente do risco cardiovascular do paciente e suas metas de LDL-c bem como do tipo de dislipidemia presente. É muito importante lembrar que os cuidados com a alimentação e exercício devem ser para sempre, assim como o uso de medicamentos, quando indicados, deverão ser empregados por tempo indeterminado.

Fonte: http://blogdasbemrs.blogspot.com/

Converse com seu médico!

Dra. Laiza Beck Hahn Clínica Geral | CREMERS 37.163

Dr. Geisson Beck Hahn Responsável Técnico Médico Cirurgia do aparelho digestivo | CREMERS 26.428 | RQE 19.030

Assine a newsletter

Receba novidades em seu e-mail