Planeje sua Ceia de Natal

Planeje-se! Combine entre as pessoas o que cada um vai levar e prepare quantidades de acordo com o número de participantes.


Faça as suas refeições no dia da ceia normalmente, inclusive as intermediárias.
Evite “beliscar” enquanto prepara algum prato. Com os “beliscos” perde-se a noção da quantidade consumida dos alimentos.
Enquanto não chega a hora da ceia evite “beliscar” muitas castanhas, nozes e frutas secas. Apesar de serem ótimas para a saúde, são muito calóricas.

Lembre-se de mastigar bem os alimentos durante a ceia. O desespero e o desejo de todas aquelas comidas deliciosas nos leva a comer rápido para comermos mais. Portanto, mastigue bem para sentir o sabor dos alimentos.


Não abuse nas quantidades. Nem dos salgados e nem dos doces. Muitas pessoas dizem que “é só um dia no ano”, mas grande parte dos alimentos preparados na ceia nós também temos disponível durante o ano inteiro.


Cuidado com a quantidade e a qualidade dos alimentos ingeridos, principalmente no jantar. O corpo está mais apto à digestão durante o dia. À noite, escolha alimentos mais leves como saladas sem maionese, pouca (ou nenhuma) carne e frutas. Deixe as carnes mais gordas e as sobremesas à base de leite e de chocolate para o almoço.


Nas sobremesas, utilize sempre as frutas da época, pois são baratas e de excelente qualidade: abacaxi, ameixa, goiaba, laranja, mamão, manga, maracujá, melancia, nectarina, nêspera e pêssego. Picolés de fruta e sorvetes à base de iogurte também são boas escolhas.

Assine a newsletter

Receba novidades em seu e-mail