7 fatos sobre a Tireóide

1. A tireoide está envolvida em diversas funções de órgãos muito importantes como coração, cérebro e fígado. Ela é responsável pela produção de hormônios (triiodotironina) e T4 (tiroxina).

2. A tireoide atua no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, na memória, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, na concentração, no humor e no controle emocional.

3. Quando ocorre o hipotireoidismo, o coração bate mais devagar, o intestino não funciona corretamente e o crescimento pode ficar comprometido. Além disso, cansaço excessivo, dores musculares e articulares, sonolência, aumento dos níveis de colesterol e depressão também são sintomas de hipotireoidismo.

4. No caso de hipertireoidismo (produção excessiva de hormônios da tireoide), que geralmente causa emagrecimento, o coração dispara, o intestino solta, a pessoa fica agitada, fala demais, gesticula muito, dorme pouco, sente-se com muita energia, embora também esteja cansada.

5. O reconhecimento de um nódulo na tireoide pode salvar uma vida. Por isso, a palpação da glândula é de fundamental importância.

6. Estima-se que 60% da população brasileira tenha nódulos na tireoide em algum momento da vida. Mas isso não significa que sejam malignos. Menos de 5% são cancerosos.

7. Algumas crianças podem nascer com hipotireoidismo. Para detectá-lo, é realizado o chamado Teste do Pezinho, que deve ser feito, preferencialmente, entre o terceiro e quinto dia de vida do bebê.

 

Dra.Laiza Beck Hahn

Clínica Geral | CREMERS 37.163

Dr. Geisson Beck Hahn

Responsável Técnico Médico

Cirurgia do aparelho digestivo | CREMERS 26.428 | RQE 19.030

Assine a newsletter

Receba novidades em seu e-mail